2/19/2014

Os maiores intolerantes com o Candomblé somos nós mesmos!

Os maiores intolerantes com o Candomblé somos nós mesmos!

Zukala Mokumbi

Muitas pessoas omitem sua religião com medo de serem excluídas pela sociedade hipócrita. Quantas vezes procuramos nossos direitos quando algo feriu nossa moral? Sempre deixamos para lá, algumas pessoas tendem a dizer que os deuses de nosso Candomblé são os mesmos do catolicismo o mesmo nem de longe faz parte de nosso segmento, para não se sentirem inferior, besteira isso. 

Quem tem filho em escola já questionou os professores e diretores o por que o Candomblé não é lecionado na matéria de ensino religioso? Ou alguma vez alguém já pediu uma música de tantas que temos em alguma rádio? Os evangélicos e católicos vivem pedindo é tão normal ouvir músicas gospel nas rádios e temos o direito de ouvir as nossas também. Não somos minoria como a mídia de massa diz. Alguém aqui já se propôs “pregar” a palavra de um Orixá ou exú (catiço) quando somos abordados na rua por evangélicos?

Perdemos tempo em insistir em ser respeitados pelas demais religiões, mas nós mesmo perdemos o respeito por ela. Talvez não está na hora de agradecer nossas conquistas aos nossos Orixás? Tipo “esse carro foi Ogum que me deu” ou “Esú salva” pequenos detalhes que podem fazer a diferença ao nos impor pelo respeito. Não temos que aceitar tudo o que a falsa “maioria” nos impõem.

Passou da hora de querermos saber uns mais do que os outros ou sair falando mal da simplicidade de determinada casa, isso acaba com nossa religião. Está na hora de uma união mostrar que juntos temos voz e podemos mudar essa lamentável realidade.

Chega de nos acovardarmos, não somos marionetes da hipocrisia. Vamos sair de nossa zona de conforto e irmos a luta em nossa zona de confronto, com respeito, sabedoria e humildade conquistaremos nosso espaço. SEM LUTA SEM CONQUISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário